sábado, 17 de março de 2018

Certificação do grau de Supervisor em Intervenção Sistémica e Familiar

Ontem foi um dia importante. Desde que me especializei em Terapia relacional sistémica, mais conhecida por Terapia Familiar, em 2008 na Accademia di Psicoterapia della Famiglia em Roma, que tenho tido uma relação especial de proximidade com a Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar (SPTF). Em primeiro lugar, com o Professor Daniel Sampaio, fundador da instituição, que foi desde sempre um mentor e parceiro de reflexões e estimulações que ajudaram a alimentar a curiosidade pelos diversos mundos familiares e de quem a influência se ressente inevitavelmente no trabalho com as famílias que tenho vindo a realizar na associação Casa Estrela do Mar, o centro de Psicoterapia e Educação Artística que criei em 2011, em conjunto com duas colegas, e que se encontra desde aí em continuo crescimento. Posteriormente com as direções e os respetivos elementos, como é o caso da Drª Ana Gomes (na foto), da Drª Ana Paula Apolónia e da Drª Natália Colaço (foto), profissionais experientes neste campo com quem tenho tido o prazer de colaborar em diversos contextos e que me deram também a oportunidade de participar em diversas ações formativas, sendo a mais recente a do ano passado, de 2017, onde me foi proposto acompanhar o ultimo ano do curso de especialização em terapia familiar. A experiência resultou muito bem, tive o prazer de trabalhar em parceria com a Drª Alexandra Alvarez e os dois enfrentámos os desafios de um grupo em transformação, questionando modelos, oferecendo, recebendo e partilhando visões sistémicas que julgo terem trazido uma grande dose de crescimento para todos os envolvidos, para mim assim foi. Foi também assim que senti, com afeto e desafio, o diploma que me foi entregue ontem oficialmente pela SPTF que me certifica como Supervisor em Intervenção Sistémica Familiar. Reforçaram-se laços, valorizaram-se percursos, promoveram-se pertenças e, sobretudo, sublinharam-se compromissos por esta tarefa conjunta que se reconhece entre estes colegas que é a de prosseguir nessa esteira do aprofundamento das ciências sistémicas, estudando e intervindo nos desafios das estruturas familiares de hoje, onde tudo é sempre mais que a soma das suas partes. Obrigado.

Sem comentários:

Enviar um comentário